quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Hoje é o dia do(a) nutricionista!

0
Tire algumas dúvidas sobre a sua alimentação:
 Quem come muito chocolate e biscoito tem mais chances desenvolver diabetes?"As principais características que aumentam as chances de desenvolver o diabetes tipo 2 são a hereditariedade, a obesidade e o sedentarismo", explica Roberta Stella. Assim, não é possível determinar essa probabilidade com base em um único hábito. Se a pessoa praticar exercícios regularmente, comer muitas frutas, legumes e cereais, não apresentar excesso de peso e não tiver nenhum caso de diabetes na família, então - mesmo comendo muito chocolate e biscoito - as chances de ela ter a doença são muito baixas.

 

Quem tem problemas ligados ao funcionamento do fígado deve evitar quais alimentos? E quais alimentos devem ser priorizados?Quem tem problemas de fígado deve evitar alimentos muito gordurosos, processados ou de difícil digestão, como queijos gordurosos, creme de leite, carne vermelha e embutidos, esclarece a nutricionista Daniela Cyrulin. Por outro lado, devem ser priorizados alimentos integrais, frutas, vegetais e carnes magras, como os peixes.

"Além disso, é recomendado beber bastante água e consumir alimentos desintoxicantes, como o cogumelo shitake e a alcachofra", explica a especialista.


 
 
Qual a melhor dieta para quem quer ganhar peso?Uma dieta rica em calorias é a melhor maneira de ganhar peso, aponta Daniela Cyrulin. Lembre-se, entretanto, de que devem ser priorizadas as calorias presentes em alimentos saudáveis, como grãos integrais, carnes magras e queijos magros. Na preparação das refeições, ela ainda sugere investir no azeite e nas oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas), que trazem inúmeros benefícios para o coração.

  

Quais alimentos o hipertenso deve evitar e por quê?"O hipertenso deve evitar, acima de tudo, alimentos ricos em sódio, como temperos prontos, enlatados, embutidos e o próprio sal", A profissional sugere que pessoas com hipertensão enxáguem enlatados e conservas, como atum e azeitonas, antes de consumi-los para eliminar o excesso de sódio dos alimentos.


Quem faz exercícios logo pela manhã, ao acordar, deve tomar dois cafés-da-manhã?Quem faz exercícios logo pela manhã deve ter três coisas em mente: primeiro, não se deve praticar exercícios em jejum; segundo, até meia hora antes de treinar, devem ser consumidos alimentos ricos em carboidratos, como pão e barrinha de cereais; e, por último, após os exercícios, devem ser ingeridos alimentos que sejam boas fontes de carboidratos e proteínas.

Assim, a nutricionista Roberta sugere que o atleta levante meia hora antes de sair para a academia, faça uma refeição leve com os alimentos sugeridos acima, pratique seus exercícios e, ao voltar para casa, realize seu café-da-manhã completo, com frios, leite e frutas. "Além desses cuidados, também é importante manter o corpo bem hidratado antes, durante e após a atividade física", lembra.
 
 
Espero que tenha ajudado vocês a se cuidarem melhor!! XD

0 comentários:

Postar um comentário

Pagina inicial